
LGPD para a sua Loja
Você tem loja física, e-commerce ou os dois? Este post é para você. Os dados e métricas utilizados hoje, principalmente no seu e-commerce, para fomentar vendas, agregar seguidores, atingir de forma certeira seu verdadeiro consumidor tem novos regramentos de privacidade que precisam ser atendidos.
Acredite que tem como descomplicar a Lei de Proteção de Dados e ainda utilizá-la a seu favor, como diferencial competitivo!
Esta Lei vem agregar segurança e privacidade para seus clientes (lembre que você também é cliente e também quer segurança em relação aos seus dados). Como trazer a segurança e a privacidade que a Lei exige para meu cliente, sem que meu negócio seja atingido de forma negativa? Com bom senso, transparência e principalmente com planejamento, para esta adaptação as regras.
A LGPD apesar de ter sido criada para o cuidado e amparo a pessoa física, titular dos dados, ela vem agregar e trazer segurança ao Controlador (usuário dos dados coletados) pois até ontem as empresas estavam expostas a qualquer invasão, roubo, sequestro de dados sem ter uma lei que organizasse e estipulasse os níveis de dano, deixando as empresas a mercê de ações de indenização sem parâmetros e controles.
Hoje fica tudo mais fácil com a LGPD, todos sabem o seu papel e a suas obrigações e direitos em relação lei. Em um primeiro momento terão de ser feitos investimentos para a adequação, mas certamente são menores que os valores de ações de indenização que as empresas estão diariamente expostas.
Os investimentos podem priorizar dois principais fatores:
Segurança da informação – desde a coleta, seja ela física ou eletrônica, passando pelo armazenamento desta informação. Isso vai desde conhecer boas práticas para não deixar o seu banco de dados vulnerável a invasões até ao constante acompanhamento interno do tratamento dos dados.
Coleta dos dados necessários – A lei traz diversas regras para aplicar no ciclo de vida dos dados dentro de sua empresa. A coleta de dados dos clientes deve ser mais criteriosa, os dados coletados têm de ter um porque e um pra que. O argumento de “aproveitar” para coletar todos os dados possíveis que um dia pode precisar, não existe mais. Objetivos e finalidades específicas, para dados específicos e autorizações específicas.
O planejamento das ações, com os objetivos traçados para a coleta de dados, a partir de agora deve ser condição para uma boa campanha e estratégia de negócio. Sempre atento pois os objetivos da coleta devem ser lícitos e que alguns deles devem ser captados com consentimento livre, informado e expresso de seus clientes.
A lei tem vários preceitos, mas diante do cenário atual de mercado, é importante traçar as metas para a adaptação. Entenda e Planeje estas mudanças para o seu negócio. Não tem mais volta, o melhor é começar o quanto antes para ter tempo de realizar as mudanças no seu tempo e da sua empresa.
Planeje e Execute hoje para não sair em desvantagem lá em agosto de 2020 tente ao menos focar nestes dois pontos. Procure informação, entenda do que se trata para não perder o momento certo. Hoje, estar adequado será um diferencial competitivo aumentando o envolvimento e a aceleração de seu negócio.